Como fazer Resumo nas Normas da ABNT (com Passo a passo)
Você precisa fazer o Resumo conforme a ABNT para o seu trabalho, entretanto não faz ideia de como começar?
Ainda mais, se você já sabe que esse Resumo precisa ser curto (tem limite de palavras). Mas seu TCC é tão grande, como fazer isso?
Pode ficar tranquilo que é mais simples do que parece, neste artigo trago tudo que você precisa saber para conseguir fazer seu resumo.
Vou te explicar as Normas da ABNT para Resumo, a formatação correta (sempre com exemplo, claro), o que pode e não pode escrever, e ainda te mostrar um passo a passo para destravar a sua escrita.
Primeiramente, só deixa eu te explicar a função do Resumo no seu TCC ou Monografia.
O Resumo em um trabalho acadêmico tem um papel muito importante, pois é ele que mostrará ao leitor sobre o que foi pesquisado, como foi desenvolvida essa pesquisa e quais as conclusões.
Isso que fará o leitor decidir se vale a pena ler todo o trabalho ou não.
Explicado isto, vamos às regras!
Normas ABNT para a formatação do Resumo
Conforme a ABNT, o Resumo para trabalhos acadêmicos deve ter de 150 a 500 palavras.
Se for de um Artigo científico deve ter de 150 a 250 palavras (mas neste artigo trato especificamente de Resumo para TCC e Monografia.)
Mas calma que você não precisa contar palavra por palavra, o Word já faz isso para você.
Basta selecionar o texto, que no rodapé do programa irá aparecer o número de palavras que contém na seleção.
Veja na imagem:
A ABNT também recomenda que o Resumo seja feito através de um parágrafo único. E o verbo deve estar na Voz Ativa e na 3ª pessoa do singular para transmitir impessoalidade.
Exemplos:
Sabe-se que…
Entende-se que …
Foi percebido que…
Lembrete: o trabalho todo na verdade já deve ter sido escrito assim, nada de escrever: eu pesquisei, concluo que…etc.
Se precisar, neste site comenta mais sobre a escrita de texto científico com impessoalidade.
Agora vamos às regras ABNT de Formatação do Resumo:
Após o fim do texto do Resumo deve conter a indicação das palavras-chave, que são as principais palavras ou termos que definem o assunto do seu trabalho. Recomendo que você coloque de 3 a 5 palavras-chave. Veja um exemplo de Resumo pronto com a formatação nas normas ABNT: Trabalho fonte desse resumo: http://tcc.sc.usp.br Você DEVE: Você NÃO deve: A ABNT solicita que o Resumo esteja em dois idiomas, a língua vernácula, que no nosso caso é português, e em língua estrangeira, que a maioria das faculdades exigem em Inglês (Abstract). Ele serve para que pesquisadores estrangeiros possam descobrir se o conteúdo do trabalho é interessante para eles. Este Resumo deve vir logo em seguida do Resumo em português, mas em folha separada. A formatação é a mesma, o único trabalho que você terá é com a tradução do seu texto. Se não for fluente em inglês, recomendo que pague para um tradutor fazer isto para você (se quiser, posso te indicar um), mas em último caso, você pode recorrer ao serviço de tradução do Google, porém ela não ficará 100% correta. Exemplo: Trabalho fonte desse resumo: http://tcc.sc.usp.br Para você conseguir resumir de forma eficiente todo o conteúdo do seu trabalho, respeitando o número de palavras que a ABNT permite, fiz esse passo a passo para destravar sua escrita. Escreva seu Resumo de forma que, pelo menos com uma frase, responda as perguntas abaixo: 1 ) O que é? Escreva sobre o que é o seu trabalho. Você pode começar com a Justificativa ou Problemática dele e logo em seguida inserir o Tema ou vice e versa. 2) Por que escreveu sobre isso? Coloque o Objetivo Geral do seu trabalho e se achar necessário, os Objetivos Específicos também. 3) Como foi realizado? Escreva como foi feito o desenvolvimento da sua pesquisa, sua Metodologia: foi feito estudo de caso, pesquisa quantitativa ou qualitativa, revisão bibliográfica, etc. 4) Quais resultados trouxe? Através da sua pesquisa quais resultados obteve, quais informações coletou, quais as descobertas, etc. 5) Qual a conclusão? A que conclusão seu trabalho conseguiu chegar a respeito do tema após todo o seu desenvolvimento, os objetivos foram atingidos? Pode falar também se subsidiará alguma pesquisa futura, caso conste isso na sua conclusão. Essas respostas já constam (pelo menos deveriam 😕 ) no seu trabalho, portanto é só ir nos capítulos que tratam desses assuntos e extraí-las. Agora definitivamente você não tem mais desculpas para não conseguir fazer o seu Resumo nas Normas ABNT, né? Peço que se este artigo te ajudou, compartilhe! 😀
O que são essas Palavras-chave?
Regras para a escrita do Resumo (o que deve ou não escrever)
Resumo em língua estrangeira (Abstract)
Passo a passo para escrever seu Resumo nas Normas da ABNT